Mercado e Cia

'Temos de tirar esta impressão de que a agricultura é maléfica'

O comentarista Glauber Silveira analisa a notícia de que empresas estrangeiras estão tentando pressionar e criar uma moratória da soja no Cerrado

Tradings ligadas à Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estão sendo pressionadas por empresas estrangeiras a adotarem uma moratória contra o cultivo de soja em áreas desmatadas do no Cerrado, mesmo o percentual legalizado pelo Código Florestal. A entidade já se manifestou dizendo que não aceitará a imposição.

O comentarista do Canal Rural Glauber Silveira afirma que a postura dessas empresas é um equívoco. Segundo ele, é preciso que o Brasil avance com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para combater essa imagem distorcida. “Temos cobrado do governo e do Ministério da Agricultura para que realmente tirem esta impressão de que a agricultura, no caso a expansão da soja no Cerrado, é maléfica”, afirma.

Silveira, que também é produtor rural, reafirma que o país é quem mais preserva o meio ambiente. “O Brasil é o único país que tem um código ambiental tão restrito. No mundo todo, apenas três países tem o que se chama de reserva legal, e temos mais 60% preservados”, afirma.

Ele também defende que o Brasil precisa ser respeitado como um país que abastece o mundo com alimentos de qualidade. “O mundo precisa da produção brasileira”, frisa.