Diversos

Massa de ar polar perde força e geadas ficam restritas a áreas de serra no Sul

A geada atingiu em cheio as lavouras do Paraná e ainda as áreas de café do sul de Minas Gerais. Para o milho, perda estimada é de 80%

A quinta-feira começou com geadas, inclusive em áreas pontuais de café do sul de Minas Gerais. Em Cabo Verde, a mínima foi de 0,1°C, Caconde em São Paulo , 1,8°C e São José do Rio Pardo  com 1,5°C. A geada atingiu em cheio as lavouras do Paraná nos últimos três dias de junho. Produtores de milho do oeste do estado estimam perdas de 80 % no milho que ainda não estava pronto para a colheita.

Além dos impactos causados pela geada, a produtividade da lavoura já havia sido reduzida em cerca de 40%, devido à janela de plantio atrasada por causa da seca, além da falta de chuva regular durante o período de cultivo. O trigo, que também foi plantado tardiamente, não deve registrar perdas significativas. Já as áreas de café do norte do estado também foram afetadas e os prejuízos ainda vão ser calculados.

A chance de geada diminui em todo o centro-sul do Brasil neste fim de semana. Na região Sul, a previsão de geada se mantém entre a serra gaúcha e o planalto paranaense nesta sexta, dia 2. Nas demais áreas do estado o tempo fica firme e com temperaturas em gradativa elevação. No sábado, dia 3, há possibilidade de geada em áreas de serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O sol aparece por todo o sul do Brasil e o tempo fica firme. No domingo, 4, o tempo segue firme em toda a região Sul. Apenas as áreas de serra é que ainda podem registrar geadas pontuais. As temperaturas seguem em elevação.