O QUE VEM POR AÍ

Massa de ar seco persiste e Brasil enfrenta escassez de chuva; veja a previsão do tempo

Nesta terça-feira são esperadas chuvas isoladas na região Norte e litoral nordestino, além de possibilidade de geadas no Sul

Nesta terça-feira (6), a maior parte do Brasil continua sem chuva, devido à persistência de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Uma frente fria está se aproximando do Rio Grande do Sul, porém, não se espera que cause alterações significativas no tempo.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Na região Norte, são previstas pancadas de chuva, principalmente no Amazonas, Roraima e Amapá, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Enquanto isso, no litoral nordestino podem ocorrer chuvas isoladas, mas de baixa intensidade.

Quanto às temperaturas, ainda há possibilidade de ocorrência de geadas, embora fracas e localizadas, com mínimas podendo chegar abaixo de 4 °C. Podendo ocorrer especialmente em áreas elevadas das serras Catarinense e Gaúcha.

No entanto, de maneira geral, esse frio não representa preocupações para as áreas produtoras.

Também faz frio no sul de Minas Gerais, mas não há risco para a cultura do café.

Para os próximos dias

Nos próximos dias, a maior parte do país continuará com tempo firme. A previsão indica que a ocorrência de chuvas organizadas e volumosas será restrita a algumas áreas do Norte, com destaque para o noroeste do Amazonas e de Roraima.

Além disso, áreas costeiras do Pará, Maranhão, Ceará, Sergipe e Bahia podem registrar chuvas graças à atuação de instabilidades tropicais, como as ondas de leste e a ZCIT.

Além disso, um ponto relevante é o retorno das chuvas ao Sul, com a aproximação de uma nova frente fria. No entanto, até o momento, esperam-se apenas pancadas rápidas em partes do Rio Grande do Sul.

Não são esperados grandes volumes de chuva até o dia 11 de junho. Com a elevação gradual das temperaturas, o frio está perdendo intensidade, reduzindo o potencial de ocorrência de geadas.

___

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.