Mercado e Cia

Miguel Daoud: no Brasil, índio é usado como manobra política

Chegou ao fim nesta terça, 18, o bloqueio feito por indígenas em um trecho da BR-163 no Pará. O grupo mantinha o trânsito de veículos parado desde essa segunda

Chegou ao fim nesta terça-feira, 18, o bloqueio feito por indígenas em um trecho da BR-163 no Pará. O grupo mantinha o trânsito de veículos parado desde segunda-feira, 17, em um protesto que comprometeu o escoamento de grãos que saem de Mato Grosso com destinado ao Porto de Miritituba.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, atualmente a comunidade indígena é usada de forma errada para manobras políticas.

“É um assunto que merece ser bem analisado. Hoje, a área indígena no Brasil é praticamente o dobro da área agrícola. Eles têm em torno de 14% do território nacional, a área agrícola chega a 7%. No passado, determinou-se que por serem nômades, os indígenas precisam de uma área bem grande para viver da caça e da pesca. Mas isso não aconteceu! Eu conheci diversas reservas, e a situação é deplorável. O que precisa ser feito: a integração do índio com a sociedade, mas os índios são manipulados com interesses escusos”, afirma.