‘Pagamento por serviços ambientais reconhece trabalho que produtor tem feito há anos' Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado e Cia

‘Pagamento por serviços ambientais reconhece trabalho que produtor tem feito há anos'

A análise é de Helena Pinheiro, advogada da Trovarelli & Pinheiro e da Associação Rural Vale do Rio Pardo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 21, o projeto de lei que prevê pagamento, em dinheiro ou não, por serviços ambientais. A prioridade do auxílio vai ser para comunidades tradicionais, povos indígenas e agricultores familiares.

Helena Pinheiro, advogada da Trovarelli & Pinheiro e da Associação Rural Vale do Rio Pardo, afirmou que a medida traz reconhecimento às atividades sustentáveis que “há muitos anos o produtor pratica em sua propriedade”.

“O projeto também cria a possibilidade do produtor ver sua proteção permanente (APPs) e reservas rurais elegíveis para os pagamentos, que nada mais é o reconhecimento e aplicação do artigo 41 do Código Florestal. Outro avanço é a possibilidade de que os recursos por uso da água sejam realizados aos comitês para que possam ser revertidos para esses pagamentos”, diz a especialista.

 

Sair da versão mobile