Economia

PIB do agro recua no 3º trimestre. É preciso se preocupar?

Questão é analisada por Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 0,4% no terceiro trimestre de 2022. O PIB do agro, no entanto, apresentou retração de 0,9% no período — isso quando comparado com o trimestre anterior —, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+ Preços ao produtor mensal caem 0,85% em outubro

Na visão de Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural, dois fatores devem ser considerados para a queda do PIB do agro. Por um lado, de acordo com ele, o trimestre em questão foi marcado por entraves na oferta de insumos agrícolas. Além disso, os últimos meses também sofreram, segundo o analista, com “questões climáticas muito acentuadas”.

Esses empecilhos, contudo, devem ser passageiros. Afinal, para Daoud, não é preciso se preocupar com os números de agora. Isso porque ele acredita que o setor agropecuário brasileiro irá se recuperar já no curto prazo. Pois, conforme destaca, será um dos motores para garantir a segurança alimentar em todo o mundo.

“Condições de gerar proteína animal e vegetal” — Miguel Daoud

“Não é nada assustador”, enfatizou Miguel Daoud ao participar do telejornal ‘Mercado & Companhia’. “O que nós temos que olhar é para o futuro do agronegócio brasileiro. O mundo vai entrar numa demanda muito grande por alimentos, que serão essenciais para a estabilidade social e econômica do planeta. E quando olhamos para o Brasil, com as condições de gerar proteína animal e vegetal, energia solar… Vemos que teremos um crescimento fantástico na agropecuária”, prosseguiu o comentarista ao conversar com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva.

PIB do agro X segurança alimentar

dinheiro moeda recurso, inflação, PIB, juros - g20 - faesp
Foto: Pixabay

Ao participar do ‘Mercado & Companhia’, Miguel Daoud também reagiu à possibilidade de que cerca de meio trilhão de dólares ser direcionado para o combate à fome ao decorrer do próximo ano. Ele acredita que, nesse sentido, será mais um fator que ajudará a impulsionar o setor produtivo do país. Assim, aposta na retomada do PIB do agro nacional. “Quando olhamos o mundo, quem é que aparece como grande produtor de alimentos e com espaço para crescer? É o Brasil!”

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.