Tempo

Primeira semana de fevereiro tem chuvas concentradas em parte do país; veja onde

Corredor de umidade no interior do Brasil e frente fria afastada no oceano vão organizar instabilidades, de acordo com a meteorologia

Nesta semana, um corredor de umidade no interior do Brasil e uma frente fria afastada no oceano vão organizar instabilidades mais intensas no Sudeste e no Centro-Oeste.

Estão previstos volumes de 70 a 100 milímetros de chuva nos próximos sete dias em áreas produtoras do sul de Minas e do Triângulo Mineiro, São Paulo, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Nas áreas produtoras do Cerrado mineiro e goiano, assim como em Mato Grosso, as chuvas serão mais isoladas e com volumes moderados, em torno de 30 a 50 milímetros.

Na região Norte, as chuvas continuam na forma de pancadas e com moderada intensidade em Rondônia, Acre e Amazonas. Ao mesmo tempo, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue bastante atuante e provocando chuvas mais expressivas, com volumes que podem passar de 100 milímetros, no Amapá, norte do Pará, norte do Maranhão e do Piauí.

Já na área mais central do Matopiba são esperadas chuvas isoladas. Na porção baiana da região o tempo seco vai predominar ao longo da semana.

Chuva forte no Sul

Por sua vez, no Sul, ainda há previsão de chuva forte no Paraná, devido à influência de uma frente fria afastada no oceano. A tendência, porém, é de diminuição das instabilidades no estado e, até a metade da semana, o tempo seco e quente vai predominar na maior parte da região.

Mais uma vez são esperadas temperaturas de cerca de 40 °C em algumas cidades do meio-oeste do Rio Grande do Sul. Na segunda metade da semana a chuva retorna ao Sul do Brasil, onde as precipitações mais expressivas estão previstas em Santa Catarina e no Paraná, com volumes de 30 a 50 milímetros. No Rio Grande do Sul, a chuva até volta a se espalhar, mas de forma isolada e com baixos acumulados.

Segunda semana de fevereiro

O sistema que vai passar pela região Sul mais uma vez vai se posicionar sobre a costa do Sudeste, organizando as instabilidades mais intensas no interior do país ao longo da segunda semana de fevereiro. São esperados volumes bastante expressivos de água em São Paulo, metade sul de Minas Gerais, norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e áreas na porção sul da região Norte.

Nesses locais, as chuvas serão mais persistentes e podem afetar momentaneamente as atividades de colheita da soja. No Sul, a chuva até deve acontecer de forma moderada no Paraná, mas na maior parte do interior da região a previsão é de predomínio de tempo seco na segunda semana de fevereiro.

No Matopiba a expectativa é de que a chuva aumente no decorrer da segunda semana de fevereiro, quando são esperados volumes moderados no meio-oeste da Bahia, Tocantins, sul do Piauí e sul do Maranhão.

As previsões mais estendidas continuam indicando chuvas persistentes e volumosas nas áreas produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e Norte no decorrer da segunda quinzena de fevereiro. Não se descartam alguns dias de invernada, que podem paralisar atividades no campo.

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.