Tempo

Semana começa com granizo, passa por tempo firme e termina com frente fria

Confira a previsão do tempo para todo o Brasil neste início de mês de junho

Neste fim de semana que passou, a Defesa Civil de Santa Catarina dentificou uma supercélula de tempestade, responsável pela formação de um tornado que atingiu regiões próximas ao município de Campos Novos, no meio-oeste do estado. Segundo os meteorologistas, a velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora.

Esse foi um dos eventos que marcaram sábado e domingo, já que regiões produtoras de hortaliças, frutas e sorgo em São Paulo foram atingidas por uma chuva de granizo no fim de semana. Segundo a meteorologista da Somar, Desirée Brandt, o alerta de granizo para esta segunda era para o Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste paulista. Também há previsão para a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro e a Zona da Mata Mineira.

“Nesta terça, 1º, o granizo ocorre de maneira isolada no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e Zona da Mata Mineira. A chuva também ocorre em menor quantidade,  com 15 mm no sul do Rio Grande do Sul, leste paulista, Rio de Janeiro, Zona da Mata mineira e faixa litorânea que vai do Espírio Sano até Pernambuco, além da região norte que continua recebendo chuvas mais volumosas”.

No Centro-Oeste, a previsão é de tempo seco nos próximos cinco dias. A partir de 6 de junho, a chuva volta ao Sul, com uma frente fria que provoca 30 mm no Rio Grande do Sul, 15 mm no Paraná, passando por oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. “Somando a chuva dos últimos dias e do próximo fim de semana, teremos aumento de umidade no solo do Rio Grande do Sul”, finalizou.