Mercado e Cia

'Situação financeira de MG dificulta socorro aos produtores'

Segundo a secretária de Agricultura do estado, o que o governo tem feito é buscar alternativas de escoamento para os produtos em meio à pandemia

A situação financeira de Minas Gerais dificulta a atuação do governo estadual junto aos produtores rurais atingidos pelos reflexos da pandemia do novo coronavírus, afirma a Secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentini. “Então, estamos apoiando e buscando novos mercados e formas de escoamento para as nossas cadeias produtivas”, comenta.

Segundo ela, a equipe da secretaria vem acompanhando desde o início a comercialização e o abastecimento do estado, bem como as dificuldades enfrentadas pelos diferentes setores do agronegócio. Ela menciona três mais afetados: lácteos, piscicultura e flores, sendo que os dois primeiros foram atingidos pelo fechamento do comércio e o último, pelo fim de eventos.

A secretária comentou também sobre as preocupações de desabastecimento no setor de carnes. “Não temos, até o momento, nenhum relato de contaminação de nenhuma pessoa com covid-19 que trabalha nos frigoríficos no nosso estado. Isso é uma questão muito preocupante, não só pelo abastecimento, mas também porque caso os frigoríficos sejam fechados, nós vamos ter que fazer um abate sanitário com os animais que estão prontos para ir ao pátio”, conclui.