Mercado e Cia

Fruticultura 4.0: tecnologias prometem aumentar a produtividade

Pulverizadora autônoma, robôs que colhem frutas sem danificá-las e nano sensores capazes de acompanhar a maturação dos produtos são algumas das novidades

Diversas tecnologias estão sendo desenvolvidas no mundo para aumentar a produtividade da fruticultura. Um exemplo é a pulverizadora autônoma da Jacto, a Arbus, usada na citricultura. O equipamento dispensa operador, pode ser usada em frotas e multiplica a eficiência dos defensivos, pois conta com uma combinação de lasers e sensores inteligentes que medem a folha para pulverização de precisão, diminuindo a quantidade aplicada.

Outras agtechs se dedicam à facilitar os trabalhos de colheita, como é o caso dos robôs delicados da startup inglesa Fieldwork Robotics, que são capazes de colher frutas sem danificá-las. Assim, é possível reduzir o custo de mão de obra, operar 24 horas por dia e acompanhar a colheita a distância.

A Embrapa Instrumentação também desenvolve uma tecnologia valiosa: nano sensores capazes de acompanhar o estágio de maturação das frutas. Em testes, os equipamentos obtiveram ótimos resultados. Isso pode representar uma economia milionária para consumidores e redes de varejo.

Quer ver reportagens sobre tecnologia para o agro? Confira no Ag|Evolution!