Mercado e Cia

Vendas de sêmen bovino crescem 33% no primeiro trimestre, diz Asbia

De acordo com gerente de mercado da Alta Genetics, todo o segmento de genética está registrando boa liquidez e preços altos

O mercado de genética bovina está aquecido. Dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) revelam que as vendas de sêmen ao cliente final aumentaram 33% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o gerente de Mercado da Alta Genetics, Tiago Carrara, a tendência de crescimento é verificadas também nos demais segmentos de genética, como os leilões de tourinhos e matrizes melhoradas, que “também têm preços recordes e altíssima liquidez”.

Carrara está acompanhando a ExpoGenética 2020, que, por conta da pandemia de Covid-19, está sendo realizada virtualmente este ano. Segundo ele, vendedores estão surpresos com os resultados. “Ninguém esperava que mesmo com a pandemia tivéssemos preços tão interessantes”, diz.

A expectativa para o segundo semestre é positiva, afirma o gerente da Alta Genetics, pois há maior concentração de venda nesse período devido à estação de monta de corte. “Manter os patamares de crescimento do primeiro semestre é um desafio, mas acredito que é possível”, afirma.

Conforme explica Carrara, o mercado de genética aquecido reflete o bom momento da bovinocultura. No corte, por exemplo, há preços recordes para o bezerro e bem elevados para o boi gordo. Quanto ao leite, o setor passa por um momento de recuperação. “Isso incentiva o produtor a investir em tecnologia, visando colher resultados de curto e longo prazos”.