Diversos

Investimento em microbacias pode ajudar produtor a poupar recursos hídricos

Segundo professor de economia da USP, a questão dos recursos hídricos vem sendo tratada por meio de um acordo entre países latino-americanos

A preocupação com a crise hídrica acendeu o alerta para as autoridades. A Agência Nacional de Águas declarou situação crítica de escassez de recursos hídricos na Bacia do Paraná até 30 de novembro A agência considera o alerta de emergência hídrica emitido pelo governo federal na última semana para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Segundo o professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Celso Grisi, a questão dos recursos hídricos é um problema antigo e vem sendo tratado por meio de um acordo entre países latino-americanos que são banhados pelo Aquífero Guarani.

Para Grisi, o investimento no programa de microbacias pode contribuir para uma eventual escassez de água na agricultura. “É um programa bastante conhecido, onde o agricultor arca com o custo das microbacias em suas terras, ao mesmo tempo em que cuida da preservação na borda dessas bacias, para que a água possa fluir sem nenhum tipo de resíduo. A agricultura também é uma grande preservadora da água”, destaca o professor.