Rural Notícias

Projeto Reino de Agrus traz histórias infantis sobre o agro

De forma lúdica, o projeto fala da importância do agronegócio; material será entregue às escolas privadas e está disponível na internet de forma gratuita

É na infância que a personalidade se constrói. Tudo que a criança tiver contato será lembrado na vida adulta. É com esse conceito que nasceu o projeto ‘Reino de Agrus’. De forma lúdica, as histórias infantis colocam o agronegócio como protagonista. No dia mundial da educação, comemorado em 28 de abril, o coordenador do projeto, Ricardo Nicodemos, fala sobre o propósito do audiobook. “Nós entendemos que deveríamos criar algumas ferramentas que pudessem conversar com crianças e jovens e mostrar para eles exatamente o que é o trabalho no campo e, a partir daí, gerar admiração e empatia”, comenta.

Durante o desenvolvimento do projeto foi realizada uma pesquisa perguntando às crianças de onde vem dois tipos de alimentos, que são comuns na dieta infantil, o leite e a batata frita. A resposta dos pequenos era sempre a mesma: do supermercado.

Entre os temas abordados nos roteiros dos materiais estão segurança alimentar e produção sustentável. O objetivo é que as histórias do Reino de Agrus façam parte do cronograma de estudos nas escolas. “O movimento quer mostrar para a sociedade urbana, ainda nesta fase escolar, o que de fato é o campo e o quão importante é esse setor nas nossas vidas”, diz Nicodemos.

O coordenador do projeto explica que a divulgação e parceria com setores do agronegócio é fundamental para ampliar o alcance da mensagem. “Estamos unindo força com as associações que estão nos apoiando, com veículos, como vocês [Canal Rural], e com os próprios produtores. É uma grande cadeia de união em prol de um bem maior, que é um setor [agronegócio] que hoje segura o nosso país”, finaliza.