Diversos

Tempo: chuva volumosa atinge áreas do Nordeste nos próximos dias

Por outro lado, o tempo segue firme na região Central do Brasil, que não deve receber chuva expressiva até o fim do próximo mês

A previsão do tempo destaca a presença de chuvas fortes do Norte do Brasil e até em algumas regiões que vinham sofrendo com o clima seco, como Goiás. No município de Nova Gama, por exemplo, o volume foi de 80 mm em 24 horas.

Nesta sexta, 30, chuva continua no Norte e Nordeste do país, especialmente na costa. As áreas mais ao norte em Goiás, podem receber pancadas de chuva, mas de forma pontual. Por outro lado, parte do Centro-Oeste e Sudeste seguem com tempo mais seco.

De acordo com a meteorologia, para os próximos cinco dias, o que chama a atenção é uma chuva persistente e volumosa na Bahia, Sergipe e Alagoas, com até 30 mm em áreas mais ao litoral, enquanto o interior do Nordeste segue com tempo firme.

Nesse período, o Centro e Sul do Brasil segue seco. Se a chuva acontecer será de forma pontual e não ajuda a reverter o déficit hídrico nas principais áreas produtoras de milho 2ª safra.

De 5 a 9 de maio a chuva se espalha mais pelo Sul, mas um bloqueio atmosférico impede o avanço das águas para a região central até o dia 14 de maio. Apesar da chuva, ela não consegue reverter o cenário de seca no Paraná, chegando, no máximo, a 15 mm nas áreas produtoras.

De acordo com a meteorologia, as chuvas só devem retornar as principais áreas de milho safrinha no final de maio.