Baixo volume de chuva em fevereiro pode prejudicar a qualidade do café Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café Forte

Baixo volume de chuva em fevereiro pode prejudicar a qualidade do café

Segundo especialista, a escassez de precipitações nas principais áreas produtoras de café pode deixar os grãos chocos

A Empresa De Pesquisa Agropecuária De Minas Gerais (Epamig) prevê a continuidade do fenômeno La Niña, que pode provocar a diminuição no volume de chuva esperado para o mês de fevereiro nas principais regiões produtoras de café.

O pesquisador da Epamig Williams Ferreira conta que fevereiro naturalmente é um mês com volume de chuva menor em comparação a janeiro, mas por conta desse fenômeno climático, espera-se um volume ainda menor neste ano.

Ele adverte para os impactos no cultivo do grão: “O café está em fase do enchimento de grão. A deficiência hídrica causa o famoso ‘chocamento’, que é quando no interior do grão uma ou até duas lojas do grão ficam vazias, ou seja, sem a semente. Isso prejudica o volume de produção e a qualidade do café, porque aumenta os números de grãos chocos” afirma Ferreira.

Para minimizar os impactos do déficit hídrico, o pesquisador recomenda aos cafeicultores buscarem outras formas de irrigar as plantações de café. “Aqueles produtores que dispõe do sistema de irrigação devem fazer a manutenção para poder utilizar em fevereiro, ou recorrer de outras técnicas, como a aplicação do hidrogel”, conclui.

 

Sair da versão mobile