Mais Milho

Fórum Mais Milho discute como minimizar escassez do cereal no mercado interno

Rota do milho, incentivo a culturas de inverno e outras ações serão discutidas no evento transmitido pelo Canal Rural na próxima terça-feira, 16, às 14h

O Canal Rural transmite nesta terça-feira, 16, a partir das 14h, o primeiro Fórum Mais Milho da quinta temporada do projeto. Diante da escassez do cereal no Brasil, o setor aproveitará o evento para discutir alternativas para evitar uma grave crise no setor de proteína animal.

Entre os pontos, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, destaca a rota do milho, que encurtaria em 300 km a distância para trazer milho do Paraguai, passando pela Argentina. Para ele, o governo federal precisa avançar de forma diplomática, o que não aconteceu até hoje.

“O Paraguai tem capacidade para produzir 15 milhões de toneladas de milho e poderia abastecer Santa Catarina e o Rio Grande do Sul”, destaca. “O governo precisa se preocupar mais com o fornecimento para aqueles que transformam grãos em proteína animal”, diz.

Outra estratégia é fomentar o plantio de culturas de inverno, já que boa parte das áreas agrícolas de Santa Catarina fica para na estação. “Mas precisamos encontrar cereal que seja possível produzir no inverno de forma competitiva, com tecnologia e pesquisa”, afirma Barbieri.

Caso o governo federal não ajude o setor, a tendência é que a indústria de proteína animal do Sul perca competitividade e tenha sua capacidade de produção comprometida. Segundo ele, o fórum será usado, entre outras coisas, para frisar mais uma vez a necessidade de ações do Executivo.