Mercado e Cia

Previsão do tempo: bloqueio atmosférico inibe chuvas no milho segunda safra

Segundo a Somar Meteorologia, ar seco vai impedir que cereal receba pprecipitações; em Mato Grosso do Sul e no Sul, expectativa também é de tempo firme

A Somar Meteorologia afirma que um bloqueio atmosférico vai seguir na maior parte do Brasil até o próximo fim de semana. Com isso, o sistema vai bloquear a passagem de todas as frentes frias que poderiam vir do Uruguai e Argentina e causar chuva. “Esse ar seco não vai permitir que milho segunda safra do Paraná, São Paulo recebam pancadas de chuva”, diz a editora do tempo Pryscilla Paiva.

A exceção fica para o extremo norte mato-grossense e Goiás, que terá condição de chuva mais significativa. No acumulado dos próximos cinco dias, há expectativa de precipitação entre 15 milímetros e 30 milímetros.

Em Sinop (MT), por exemplo, as pancadas de chuva seguem até o dia 26 e depois diminuem de forma drástica. Já em Mato Grosso do Sul e no Sul do país a expectativa é que o tempo fique firme nos próximos dias. “No Sul, por exemplo, de 21 a 25 de abril, não há previsão de uma gota de chuva”.

“Isso prejudica o milho segunda safra e pastagens de inverno que não têm umidade suficiente, principalmente do Rio Grande do Sul e fronteira oeste”, comenta.