Brasil tem 30 milhões de hectares aptos para irrigação, diz Ministério da Integração Nacional | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil tem 30 milhões de hectares aptos para irrigação, diz Ministério da Integração Nacional

No RS, por causa do clima, produtores rurais irrigam plantações para aumentar a produçãoO Brasil tem 30 milhões de hectares com solo apto e água disponível para irrigação. O cálculo é do Ministério da Integração Nacional, que acredita ser possível aumentar seis vezes o tamanho da área irrigada nos próximos anos.

A família do produtor rural de Guaíba, no Rio Grande do Sul, Geovani Moresco, cultiva frutas e hortigranjeiros em 24 hectares. Eles irrigam as plantações há pelo menos uma década. O interesse mobilizou também outros produtores da cidade.

? O clima ruim mudou muito, aí fomos obrigados a começar usar a irrigação para tudo. Sem irrigação, a produção seria 10% do que a gente colhe hoje. A redução é absurda sem a irrigação. A flor, a fruta não desenvolve, a planta fica parada no tempo. Irrigação, hoje, é fundamental na plantação ? disse Geovani.

O técnico da Emater/Guaíba, José Cler Pereira da Silva, acredita que a irrigação tem grande importância para os produtores.

? Teve um programa estadual de irrigação em que foi possível construir 10 microaçudes nas propriedades rurais, principalmente os produtores comerciais profissionais que trabalham com a Ceasa. Então, esta qualificação na instalação dos sistemas de irrigação foi de grande importância para os produtores ? observou José Cler Pereira da Silva.

Um encontro promovido pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul reuniu autoridades, técnicos e produtores rurais para discutir os avanços da irrigação. O governo do Estado planeja a construção de 30 novas barragens nos próximos quatro anos para diminuir os problemas com o abastecimento e a produção agrícola.

? Hoje o gaúcho já está se acostumando a conviver, porque é um problema permanente no Rio Grande do Sul. Nós não podemos mais encarar a estiagem e a seca como fenômenos sazonais. São fenômenos que nos últimos 10 anos aconteceram sete vezes. Então, nós estamos nos preparando para isso ? afirmou Luiz Carlos Busato, secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano.

A agricultura irrigada também deve ocupar mais espaço em outros Estados do país. Hoje, no Brasil, apenas 8% das terras destinadas para o plantio recebem água através da irrigação.

? Nós temos cerca de 4,5 milhões de hectares irrigados no Brasil. E esses 4,5 milhões são muito pouco em relação ao nosso potencial. Principalmente quando se espera que o Brasil seja o grande produtor de alimentos para o mundo nos próximos anos ? falou Ramon Rodrigues, secretário de Irrigação do Ministério de Integração Nacional.

Sair da versão mobile