Após viagem nas regiões produtoras de MS, Caravana Soja Brasil está em Dourados | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Após viagem nas regiões produtoras de MS, Caravana Soja Brasil está em Dourados

Carreta do Canal Rural vai acompanhar a Abertura Nacional do Plantio da Safra 2014/2015 de Soja

Marcelo Lara | Dourados (MS)

Um auditório sobre rodas cortou as rodovias de Mato Grosso do Sul. A primeira parada da Caravana Soja Brasil foi em Naviraí, a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense) foi a anfitriã. Os produtores entraram no clima do debate envolvendo mercado até o CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Depois, o Sindicato Rural de Maracaju recebeu a carreta do Canal Rural e mobilizou os produtores do município que mais produz soja no Estado. Os especialistas trouxeram reflexão aos agricultores locais. Todos concordaram que existe a necessidade de ajustar o sistema de produção diante da oferta cada vez mais de tecnologia no campo.

– A gente precisa realmente fazer uma reflexão sobre a enxurrada de tecnologias no campo. Vendo a viabilidade economia delas e a sustentabilidade agronômica delas. Não se fala em rotação de culturas, não se fala em alternância de princípios ativos e a gente tem escutado muito na comunidade cientifica um viés crítico com relação aos nossos procedimentos daqui pra frente – afirma Luís Alberto Moraes Novaes, presidente Fundação Mato Grosso do Sul.

Motivar e fortalecer o debate no campo, a Caravana Soja Brasil transporta a informação com agenda exclusiva e atual. Os produtores reconhecem a necessidade deste apoio no momento decisivo na implantação da safra 2014/2015 da oleaginosa.

– Eu traduzo a passagem da Caravana Soja Brasil como “informação”. O produtor neste momento ele precisa de informação que sejam importantes para tomada de decisão imediata, como é a questão das perspectivas do mercado de soja, de técnicas de plantio de soja, que são situações que ele já vai utilizar nos próximos dias – comenta o produtor rural Luciano Muzzi Mendes.

• Sojicultores de Dourados (MS) já estão preparados para safra 2014/2015

Saindo de Maracaju, também conhecida como a capital da linguiça, o auditório móvel seguiu até Chapadão do Sul, cidade que registrou uma produtividade média de 55 sacas por hectare em 2013/2014, a melhor do Estado. O debate com os especialistas do Soja Brasil mexe com o cenário atual, para ajudar no planejamento do que vem pela frente.

– Cada safra é uma história diferente. E cada vez mais as safras estão ficando mais dinâmicas. Os acontecimentos são maiores. Há um problema de custo, de eleição e tudo isso dá um tom diferente para os produtores. A presença da Caravana ajuda a equalizar a ansiedade do produtor, deixa uma situação mais pé no chão para eles – explica o consultor técnico do Soja Brasil, Áureo Lantmann.

Depois de semear informações pelas principais regiões produtoras dos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, dentro das duas fases iniciais da Caravana Soja Brasil, a carreta do Canal Rural chegou a Dourados trazendo chuva e marcando o início de mais uma safra. A partir de agora é colocar em prática o planejamento com otimismo, esperando por boas condições de clima, de dólar e preços de mercado. Mas tudo começa com um bom plantio.

• Confira a programação completa da Abertura Nacional do Plantio de Soja 2014/2015

A partir de agora é colocar em pratica o planejamento com otimismo, esperando por boas condições de clima, de dólar, e preços de mercado. Mas tudo começa com um bom plantio.

– O produtor não pode fazer um plantio ruim só porque o mercado tá ruim. Ele tem que investir e produzir bem, todos os produtores estão com os insumos. Agora é colocar no chão e fazer um bom plantio, torcendo para que o mercado vá bem – diz o agrônomo e coordenador comercial da Yara Fertilizantes Diego Zacarin.

Relembre:

• Produtividade de soja em Chapadão do Sul (MS) é a maior do Estado
• Chapadão do Sul recebe último dia de capacitação do Soja Brasil em Mato Grosso do Sul
• Com mercado incerto, produtores de Maracaju (MS) evitam barter
• Maior produtor de soja do MS, Maracaju recebe Caravana Soja Brasil
• Produtores de Naviraí (MS) estão cautelosos com a instabilidade de preços da soja
• Dia de palestras em Naviraí (MS) desperta a atenção dos produtores para legislação
• Caravana Soja Brasil por Mato Grosso do Sul começa em Naviraí
• Presidente da Aprosoja-MS comenta sobre a Caravana Soja Brasil por MS
• Caravana Soja Brasil percorre Mato Grosso do Sul

Soja Brasil em Mato Grosso do Sul
A realização do roteiro do Soja Brasil em Mato Grosso do Sul tem a parceria da Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS).

Sair da versão mobile