Comissão aprova proposta que amplia as receitas da Embrapa Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Comissão aprova proposta que amplia as receitas da Embrapa

Embrapa poderá receber os recursos oriundos da transferência de tecnologias e do licenciamento de produtos e serviços que tenha criado

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5999/19, do Senado, pelo qual a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) poderá receber os recursos oriundos da transferência de tecnologias e do licenciamento de produtos e serviços que tenha criado.

Foi aprovado o parecer do relator, deputado Sidney Leite (PSD-AM). “A proposta contribuirá para que a Embrapa continue desenvolvendo e transferindo tecnologias para os setores agropecuário e florestal, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando divisas para o País”, disse o relator.

“O fato de o Brasil ser considerado referência em ciência e tecnologia para a agricultura tropical, bem como um dos principais produtores de alimentos do mundo, se deve, em grande medida, às pesquisas da Embrapa”, comentou.

Embrapa. Foto: Paula Fernandes/Embrapa

Projeto

O texto altera a Lei 5.851/72, que criou a Embrapa, e determina também que o dinheiro obtido seja aplicado exclusivamente em pesquisas. Atualmente, não existem mecanismos jurídicos que permitam a essa estatal ficar com as receitas oriundas da transferência de tecnologias e dos licenciamentos comerciais.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Já foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Sair da versão mobile