Paraná: Beto Richa (PSDB) é reeleito governador

Alvaro Dias, também do PDSB, foi reeleito senador pelo EstadoNo Paraná, Beto Richa foi reeleito governador do Estado, com mais de 55% dos votos válidos, à frente do candidato do PMDB Roberto Requião, que pleiteava o terceiro mandato não consecutivo. O senador Álvaro Dias, do mesmo partido, também foi reeleito.

Promete dar continuidade ao programa Paraná Competitivo, incentivando as cadeias da proteína animal. Pretende modernizar as centrais de abastecimento (Ceasas) e investir em logística, tirando do papel a construção da ferrovia Maracaju-Paranguá-Pontal.

Confira as propostas do governador eleito:

– Incentivo à agroindustrialização e agregação de valor da produção do campo. O agronegócio é hoje o setor mais beneficiado com o programa Paraná Competitivo, de apoio à industrialização do estado.

– Capacitação e orientação técnica dos produtores rurais, enfatizando gestão, tecnologias e sanidade. Na indústria, o desenvolvimento de produtos e melhoria dos processos. Ampliação do programa Fábrica do Agricultor, com apoio direto às pequenas cooperativas e implantação do SISBI (Serviço Brasileiro de Inspeção Sanitária).

– Modernização e readequação das Centrais de Abastecimento (CEASAs) de Curitiba, Maringá e Londrina. Os projetos e estudos já começaram e serão desenvolvidos nos próximos quatro anos.

– Aumentar a irrigação das lavouras paranaenses.

– Pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Pro-Rural apoiará 50 projetos produtivos, beneficiando agricultores familiares, por meio de edital.

– Implantação de ações de adequação ambiental e de 87 sistemas coletivos de abastecimento de água.

– Melhorias em rodovias e ferrovias para escoamento da produção.

– Ampliar o programa Patrulha do Campo, apoiando os municípios na aquisição de máquinas e caminhões para patrulhas rodoviárias dos municípios, e melhoria e conservação de estradas rurais.

– Continuidade das parcerias com os setores sucroalcooleiro e madeireiro para a readequação e manutenção de estradas rurais que ajudem a escoar as produções.

–  Projeto de construção do ramal ferroviário Maracaju-Paranguá-Pontal do Paraná.

– Fortalecimento da defesa sanitária do Estado.

– Ampliação do quadro técnico da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), fortalecimento dos conselhos municipais de sanidade agropecuária, incremento da campanha permanente Plante Seu Futuro (Boas Práticas no Campo) para prevenir, controlar e erradicar pragas e doenças que acometem a produção agrícola, visando, especialmente, a redução do uso de agroquímicos.

– Articulação do governo com os produtores e agroindústrias para o reconhecimento internacional (OIE) de área livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica.

– Programas de assistência técnica, e capacitação e formação de mão de obra rural.
– Implantação de 20 restaurantes populares nas regiões de maior concentração de trabalhadores no Estado.

– Concurso público para contratação de 400 profissionais Assistência Técnica e
Extensão Rural.

– Concurso público para contratação de 200 profissionais para a Sanidade Agropecuária.

– Projeto de modernização das CEASA de Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba, com investimentos estimados em R$ 600 milhões (recursos privados e públicos).