Produtor precisa de estratégia para comprar adubo

Instrumentos permitem mitigar efeitos da volatilidade do câmbio, diz RabobankOs produtores precisam adotar estratégias para se protegerem da volatilidade do câmbio no momento em que forem comprar fertilizantes, mesmo que o dólar esteja demonstrando sinais de recuo, afirma relatório do banco holandês Rabobank.

Fonte: Divulgação/Canal Rural

Nos últimos dez anos, os preços médios dos fertilizantes registram crescimento no segundo semestre, principalmente a partir de julho, quando as importações de adubo se intensificam para acompanhar os trabalhos de plantio da safra de verão. A situação leva a um aumento dos custos de transporte do fertilizante. Além disso, a ineficiência dos portos acaba aumentando os custos do insumo, e tudo isso é repassado ao produtor no preço final.

Considerando que estes fatores estão fora do controle dos compradores, o Rabobank afirma que os produtores devem tentar se proteger do lado do câmbio, que deve atingir R$ 3,30 até o final do ano.

– Não é possível, no curto prazo, controlar o aumento do frete devido à ineficiência logística e a volatilidade dos preços no mercado externo [custo dos insumos] é definida por fatores de oferta e demanda global – diz trecho do relatório do banco.

O Rabobank afirma que duas ferramentas podem ser utilizadas pelos produtores. A primeira é a de trocas de produtos agrícolas, que anula o efeito do câmbio, uma vez que tanto as commodities quanto os fertilizantes são indexados pelo dólar. Nesse caso, o produtor precisa checar se a relação de troca é favorável.

A segunda forma é contratar um hedge, uma operação no mercado financeiro que tem por objetivo proteger o valor de um ativo contra variações do câmbio. No caso, o produtor compraria contratos futuros de dólar antes de adquirir fertilizantes. Se no momento do vencimento do contrato o dólar estiver subindo, ele pagará mais caro pelo adubo, mas receberá um ajuste pela trava do câmbio.

O relatório do banco afirma ainda que existem boas oportunidades de comprar adubos no país, em reais. O Brasil, segundo ele, está com níveis elevados de fertilizantes.