Chuva aumenta em áreas do Norte e Nordeste e pode chegar a 200 mm

Devido ao solo úmido, o risco é alto para novos alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e transbordamentos em áreas da Bahia

A véspera de Natal será marcada por chuva será persistente, com temporais, e volumes que podem passar dos 100 milímetros. Esses índices vêm com potencial para danos por todo o estado da Bahia, Tocantins, centro norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo, norte de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, e no extremo sul do Piauí e do Maranhão. Aliás, esses volumes mais elevados vão cair em regiões já afetadas pelas chuvas das últimas duas semanas, como no sul baiano.

Segundo a previsão do tempo, esse cenário chuvoso tem relação com o fluxo intenso, constante e persistente de umidade que vai desde o Amazonas até à Bahia, que é chamada de Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que dura no mínimo 3 dias seguidos e que neste momento é organizado por uma frente fria que ficará estacionada na costa da região baiana, nesses dias. Por conta do solo extremamente úmido, o risco é alto para novos alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e transbordamentos.

Na região Sul, de maneira geral, no extremo sul e leste do Mato Grosso do Sul, o tempo será firme e com um aumento das temperaturas no centro oeste da região Sul e grande parte do Mato Grosso do Sul. Ainda há o alerta para pancadas de chuva isoladas apenas no litoral do Paraná e de Santa Catarina. Na véspera de Natal, a manhã terá sensação de frio, com mínimas chegando aos 6°C em Urupema (SC) e aos 10°C em Bom Jesus (RS), ambos na serra da região Sul do país, por conta da entrada do ar mais frio, oriundo de uma área de alta pressão que veio na retaguarda da frente fria, que agora se situa na costa da Bahia.

O sábado (25), será de mais temporais e chuva volumosa pela Bahia, norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, norte de Goiás, Amazonas, Tocantins, do Pará e do sul de Rondônia, assim como no sul do Piauí e do Maranhão. Isso tudo tem relação com a presença da. Estima-se que pode chover mais de 100 milímetros nesses dias, alguns pontos dessas áreas podem devem ultrapassar os 200 milímetros facilmente. Pancadas isoladas de chuva e com baixos acumulados pelo Mato Grosso do Sul e entre a metade sul e leste do Paraná e o centro nordeste de Santa Catarina, por conta da uma área de baixa pressão atmosférica entre essas regiões e o Paraguai. Além de chuva no extremo sul gaúcho, por conta de uma frente fria que se aproxima da região. Mesmo sendo pancadas isoladas e com baixos acumulados, são fortes e com raios e rajadas de vento.

As temperaturas são amenas na faixa leste e na serra gaúcha neste dia, e com a presença do calor na faixa oeste do estado do Rio Grande do Sul à tarde. Aliás, boa parte do estado deste estado, São Paulo, metade oeste do Rio de Janeiro e no triângulo e sul mineiro, o tempo fica firme no Natal.

No domingo (26), por conta da chuva volumosa e persistente do Amazonas à Bahia, pegando Tocantins, Mato Grosso, Goiás, parte do Nordeste e Pará, há riscos de mais deslizamentos de terra e inundações. Na região Sul há previsão de pancadas de chuva, com intensidade forte e na forma de temporais, com raios e rajadas de vento na maior parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do leste do Paraná, devido à formação de um cavado em superfície. São esperados acumulados pontualmente elevados entre o nordeste do Rio Grande do Sul ao litoral do Paraná, mas o volume de chuva não deve reverter o déficit hídrico acumulado nestas áreas.