Diversos

Comissão da Câmara debate sustentabilidade na agropecuária nesta segunda-feira

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública nesta segunda-feira, 30, com o tema: "48 anos da Embrapa e os avanços da certificação carbono neutro"

Deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara. Foto: Agência Câmara

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública nesta segunda-feira, 30, com o tema: “48 anos da Embrapa e os avanços da certificação carbono neutro”. O evento acontece a partir das 14 horas e será transmitido pela internet.

A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), que pediu a audiência, citou alguns números da Embrapa nesses quase 50 anos de história.

“Entre dezenas de indicadores, é a responsável por dobrar a produção de café nos últimos 20 anos; e nos últimos 40 anos, pelo aumento de 509% na produção de grãos com elevação de duas vezes na área plantada; sete vezes a produção de leite; 60 vezes a produção de carne de frango; 100% o rebanho bovino (com diminuição relativa da área de pastagem); 140% a produtividade do setor florestal; 240% a produção de trigo e milho; e 315% a produção de arroz”, observa.

Para a deputada, nesse cenário dos avanços científicos promovidos por uma empresa totalmente brasileira, “precisamos urgentemente de uma política nacional de sustentabilidade, que nos permita capturar, em forma de renda para os produtores, todos os avanços da agropecuária brasileira nesse rumo da sustentabilidade”, complementa.

Entre os confirmados estão o presidente da Embrapa, Celso Moretti; o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo de Almeida; o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno; e o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt.