Diversos

'Produtor precisa focar no clima e nos custos', diz Daoud sobre safra 21/22

Segundo o comentarista, com a aproximação do início do calendário de semeadura, o clima é a principal preocupação dos produtores

Segundo o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, com a aproximação do início do calendário de semeadura da safra 2021/22, o clima é a principal preocupação dos produtores rurais no momento. “A questão do clima é importante. O ciclo agrícola é longo e tem várias variáveis.  O país tem dimensões continentais, e o produtor pode ter surpresas”, diz.

Para Daoud, a ansiedade entre os agricultores cresce com o fim do vazio sanitário, mas é preciso planejar o melhor momento para plantar. “O produtor tem que avaliar bem para não correr o risco de fazer replantio. A informação tem um valor fantástico para o produtor. Ele tem conhecimento, tem tecnologia, mas precisa muito cuidado com essa variável, que ele não controla”, afirma.

Preços

Sobre os preços, na avaliação do comentarista, o produtor brasileiro de soja não vai encontrar tantos problemas na hora de comercializar no próximo ciclo. “O preço da soja vai ficar compatível com a rentabilidade das lavouras”, diz.

No entanto, em outras culturas, em que o preço não acompanha o dólar, é preciso ter atenção. “Nós vamos ter um problema sério de inflação. É uma inflação que vai impactar nos custos, no dia-a-dia. O planejamento precisa estar focado no clima e no custo. É preciso criar uma estratégia de venda”.