Paraná

Expofrísia: novas tecnologias aumentam produtividade no campo

Mais de 60 expositores apresentam exemplos sustentáveis e inovadores nas mais diversas áreas do agronegócio

Carambeí, cidade localizada na região dos Campos Gerais, no Paraná, está sediando a 16ª edição da ExpoFrísia, que acontece no Parque Histórico da cidade até este sábado.

Mais de 60 expositores apresentam exemplos sustentáveis e inovadores nas mais diversas áreas do agronegócio.

A feira ocorre simultaneamente com a Digital Agro, organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, que destaca as novas tecnologias que visam uma gestão mais otimizada e moderna, com resultados no aumento de produtividade dentro da fazenda.

Durante a programação, a feira realizou um fórum comercial com as principais pautas e tendências do mercado agropecuário, como o comportamento da cadeia produtiva de suínos nos próximos meses, armazenamento e as expectativas de precificação da soja.

De acordo com Roger van der Vinne, produtor de leite, novos equipamentos e tecnologias estão sendo lançados para melhorar a alimentação e ordenha do gado, além de trazer benefícios em termos de genética, nutrição e sanidade. Para ele, a feira é uma oportunidade para os produtores avaliarem se esses produtos se adequam à sua propriedade e se podem trazer um retorno positivo.

Durante a programação da feira, também foi realizado um fórum comercial com as principais pautas e tendências do mercado agropecuário, como o comportamento da cadeia produtiva de suínos nos próximos meses, o armazenamento e as expectativas de precificação da soja.

Para Guilherme Cioccar, consultor em gerenciamento de riscos, a situação do carregamento para vender mais no futuro está ficando mais difícil, com juros altos e dinheiro mais caro. Ele acredita que a safra norte-americana em maio e junho pode ser uma oportunidade, mas que isso pode se tornar mais difícil se a safra performar normalmente.

Já na suinocultura, Iuri Pinheiro, consultor na área, acredita que haverá uma recuperação do setor no segundo semestre deste ano, com redução de custos de produção e aumento do preço pago ao produtor.

No entanto, o economista Ricardo Amorim alerta que o gargalo no armazenamento que o Brasil vem enfrentando deve ser superado a longo prazo, já que o investimento feito agora não resolverá o problema imediatamente. Ele acredita que é necessário melhorar a infraestrutura de armazenamento e escoamento, que são os dois grandes gargalos. Mas ele também ressalta que há todas as condições de ter expansão na infraestrutura e que o investimento fará sentido e trará rentabilidade, devido à demanda do mercado.

A ExpoFrísia apresenta soluções inovadoras para o agronegócio e contribui para o desenvolvimento sustentável da região.