Diversos

Ciclone extratropical leva chuva e granizo para o Sul do país

Segundo a previsão do tempo, a chuva deve vir acompanhada de rajadas de vento, que podem chegar a 60 km/h em algumas localidades

A aproximação de áreas de instabilidade já trouxe chuva de mais de 30 milímetros em trechos do Rio Grande do Sul, como é o caso de Uruguaiana no extremo oeste do estado. Na sexta-feira, 21, um sistema de baixa pressão atmosférica traz chuva sobre toda a região Sul, e os maiores volumes estão previstos para o Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Há riscos para rajadas de vento, raios e queda de granizo. A chance de queda de granizo é maior entre o centro e oeste do Rio Grande do Sul até o sudoeste do Paraná.

No sábado, 22, o tempo instável ainda marca presença sobre praticamente toda a região Sul do Brasil, devido a um ciclone extratropical em formação próximo ao Uruguai e áreas de instabilidade que atuam em diferentes níveis da atmosfera. No Rio Grande do Sul a chuva acontece principalmente durante a madrugada e manhã, chegando a Santa Catarina e Paraná no período da tarde, acompanhada por trovoadas. Maiores volumes são esperados para o centro-oeste paranaense e oeste de Santa Catarina. As rajadas de vento variam de moderada a forte intensidade, e podem chegar aos 50km/h em diversos municípios dos três estados, e ultrapassar os 60km/h no Sul, Campanha e Litoral do Rio Grande do Sul.

A chuva chega até o Sudeste, já que o fluxo de umidade que sopra da região Amazônica até o estado de São Paulo aumenta as condições para chuva na região. O céu fica mais nublado e pode chover a qualquer momento em diversas áreas de São Paulo no sábado, com maiores acumulados previstos no centro-oeste do estado. Também vai chover sobre todo o Mato Grosso do Sul com moderada a forte intensidade, sul de Goiás e em boa parte de Mato Grosso. Os maiores acumulados são previstos para o Mato Grosso do Sul e as rajadas de vento podem chegar aos 50km/h.

No domingo, 23, uma frente fria associada ao ciclone extratropical se forma e segue causando chuva sobre a região norte do Paraná, onde o céu fica mais nublado e há previsão de chuva a qualquer momento. Na retaguarda do sistema uma nova massa de ar seco passa a atuar, garantindo um dia de sol e sem previsão de chuva sobre as demais áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As temperaturas seguem em declínio.

As rajadas de vento seguem intensas no Rio Grande do Sul e serra catarinense, podendo chegar aos 80km/h. Também há previsão de ventos fortes nas demais áreas do Sul, que variam na casa dos 50 km/h. No domingo, segue chovendo sobre todo o estado de São Paulo e a chuva alcança áreas da região sul e triângulo mineiro, e centro-sul do Rio de Janeiro. Também há previsão de chuva com trovoadas sobre o Mato Grosso e sul de Goiás, onde o sol aparece entre variação de nuvens no decorrer do dia. “Não dá para descartar a ocorrência de granizo localizado em algumas áreas do centro-sul do Brasil”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.