Mercado e Cia

China x Brasil: Nossa questão é racionalmente fazer negócios, diz Alexandre Garcia

De acordo com o comentarista do Canal Rural, Brasil passa por momento economicamente difícil e não há espaço para brincadeiras sobre chineses; ele se refere ao aumento de tensões entre os dois países

Em uma reunião ministerial no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 6, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pediu o empenho de todos para que não fossem postadas mensagens em redes sociais que pudessem ofender os chineses, principal parceiro comercial do Brasil.

O pedido acontece em um momento em que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, provocou nas redes sociais um novo tensionamento nas relações entre o Brasil e a China. Segundo Tereza, qualquer mensagem que possa ser entendida como ofenda atrapalha os negócios comerciais.

O comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia avalia que este é um momento sensível economicamente no Brasil e no mundo e não há espaço para brincadeiras. “Não é hora para brincadeira mas para racionalidade”, analisa. 

“Certa vez o líder r chinês anterior [Hua Guo Feng] disse ‘não importa a cor do gato, desde que ele cace o rato’. Assim, eu diria: não importa a cor da China, desde que ela compre nossos produtos. A cor da china é uma questão interna dos chineses, a nossa questão é racionalmente fazer negócios e produzir riquezas”, disse Garcia.