Diversos

Chuva de 70 mm atinge áreas de cana e pastagens do Nordeste

A chuva na região será volumosa e forte, podendo se entender até o fim de semana, o que pode provocar transtornos em áreas urbanas

Nas próximas 24 horas, a maior parte do Nordeste tem predomínio de tempo firme, devido à atuação de uma massa de ar seco, mas tem previsão de temporais na faixa leste de Alagoas e também de Pernambuco com chance para transtornos, principalmente nas áreas urbanas. A chuva será volumosa e forte e vai se entender até o fim de semana com volumes de até 70 milímetros. “Para as áreas de cana-de-açúcar e pastagens da Zona da Mata, a umidade será bem-vinda”, diz Desirée Brandt, meteorologista da Somar.

Na quinta-feira, 17, no leste de Alagoas e de Pernambuco, a chuva mais persistente continua com acumulados ainda elevados. Isso poderá ocorrer também em pontos do leste da Paraíba. Na faixa norte do Nordeste, as pancadas têm uma intensidade um pouco maior também, principalmente no norte do Maranhão, devido à ZCIT, Zona de Convergência Intertropical.

Na sexta-feira, 18, a área da chuva segue praticamente a mesma no Nordeste em relação ao dia anterior, o que muda é que no litoral de Pernambuco e da Paraíba a chuva é mais volumosa e frequente ao longo do dia, e o tempo nem chega a abrir nestas áreas. Precipitações de forma isolada no litoral sul da Bahia, Rio Grande do Norte, norte do Ceará e do Piauí e em boa parte do Maranhão, neste último devido à ZCIT.

“Atenção mais uma vez em Alagoas, em parte de Sergipe, no leste de Pernambuco e pontos da Paraíba, pois vai chover bastante, com acumulados bem elevados e riscos para transtornos novamente. As chuvas mais volumosas serão observadas entre o nordeste de Sergipe, em Alagoas e no leste de Pernambuco”, diz Desirée. Tudo por conta da umidade que vem do mar, provocada pelas Ondas de Leste, que são áreas de instabilidades provenientes do continente africano que, nesta época do ano, atravessam todo o oceano Atlântico carregando umidade e vem parar na faixa leste do Nordeste.

Enquanto isso, no sertão nordestino, em Sergipe e no litoral norte da Bahia, o tempo fica firme, e com umidade do solo cada vez mais baixa. A tendência é que no sábado, 19, o tempo siga firme na maior parte da região. Enquanto isso, no litoral sul da Bahia e na faixa leste entre Alagoas e a Paraíba, assim como na faixa norte entre o Rio Grande do Norte e o norte do Maranhão, as chuvas continuam ocorrendo, devido aos ventos úmidos que sopram do mar e por conta da ZCIT.

A previsão do tempo chama a atenção para os índices que devem cair sobre Alagoas, leste de Pernambuco e da Paraíba, pois os volumes de chuva são bem elevados e podem acontecer a qualquer hora do dia. Além da umidade que vem do mar, temos a presença de um cavado, estamos monitorando, pois as chuvas podem estar associadas às Ondas de Leste.