Mercado e Cia

Daoud: Fiagro pode facilitar compra de terras por estrangeiros

Comentarista fala sobre dispositivo que permite fundo de investimentos controlado por estrangeiros comprar e arrendar imóveis rurais

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 22, o projeto de lei 5191/2020, do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que cria os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro). O projeto ainda precisa ser analisado pelo Senado.

“Nesse projeto,  cria-se um fundo de acordo com o mercado financeiro. Se trouxer dinheiro para investir na agroindústria ou na infraestrutura, seria ótimo. Mas não, esse fundo pode ser de compradores estrangeiros, fundos mistos e eles podem comprar terras, arrendamento, participação de sociedades limitadas e anônimas. Eu acho o fundo bom, desde que não possa comprar terras e arrendamentos. Então, esse Fiagro é muito mais perverso do que o projeto de lei que o Senado aprovou que autoriza venda de terras para estrangeiros”, disse.

“Dizem que o fundo não se comunica com o dono da cota, que pode ser estrangeiro. Mas o problema é que coloca a agropecuária nas mãos de poucos. Por isso que Europa e EUA investem nos produtores locais. A política agrícola desse país pressupõe que parte da população ficará na atividade. Temos que lutar contra a compra de terras e arrendamentos desses projetos”, concluiu.