Diversos

Expointer será de 'pessoas vacinadas, mas animais, não', diz presidente da Farsul

Ao todo, são esperados 4.057 animais, sendo 2.825 de argola e 1.232 rústicos; é o maior número da história da Expointer

O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, disse que é grande a expectativa para a 44ª edição da Expointer, que começa neste sábado (4), no Parque Assis Brasil, em Esteio.

A feira, a primeira de grande porte a ser realizada com público desde o início da pandemia da covid-19 no Brasil, bateu o recorde histórico de animais inscritos: 4.057.

Segundo Pereira, com o novo status de zona livre de aftosa sem vacinação, conquistado recentemente pelo Rio Grande do Sul, será a primeira vez que animais de Santa Catarina participam da feira. “Teremos uma Expointer de animais não vacinados e um público de pessoas vacinadas”, disse. O vizinho do Rio Grande do Sul já tem o status sanitário desde 2007. “Isso fez com que animais de lá pudessem vir para cá ser expostos”, explicou.

Sobre o público, nos 7 dias de feira, são esperadas aproximadamente 100 mil pessoas, um quarto do que era antes da pandemia. “Não vamos ter o grande público, que sempre fez parte da história da Expointer, mas teremos pessoas interessadas em fazer negócios”, afirmou.