Tempo

Previsão do tempo indica calor acima da média esta semana

De acordo com a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, as temperaturas podem ficar até 3,5 ºC mais altas que o normal

O alerta de temporais no Sul permanece até sábado, 13, de acordo com a previsão do tempo. A região vem recebendo diversas frentes frias em sequência e as instabilidades se mantém, principalmente do norte do Rio Grande do Sul ao sul do Paraná.

Nas últimas 24 horas, Pato Branco (PR) recebeu 120 milímetros de chuva e Xanxerê (SC), 100 milímetros. Acumulados significativos chegaram também no Sudeste: Rio Claro (SP) recebeu 80 milímetros.

De acordo com a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, o Nordeste do país também segue registrando bons acumulados por influência do oceano Atlântico. “No agreste, a chuva vem ajudando a pecuária leiteira, mantendo os pastos bem verdes”, diz.

A partir da segunda quinzena de junho, o bloqueio atmosférico que está atuando no Sul deve deixar as chuvas mais concentradas na Argentina e Uruguai, permitindo o avanço da colheita do milho segundo safra e do plantio do trigo.

Temperaturas

Após a onda de frio no fim de maio, junho apresenta temperaturas acima da média histórica para o período. Até sábado, deve fazer calor no Paraná, Santa Catarina, sul de Mato Grosso do Sul, leste de São Paulo e sul de Minas Gerais. “Nessas áreas a anomalia pode ficar até 3,5 ºC acima da média”, comenta Pryscilla.

No domingo, 14, uma nova frente fria chega à região e deve derrubar as temperaturas no sul do Rio Grande do Sul, mas sem apresentar risco de geadas nas áreas produtoras.