Governo precisa de planejamento para garantir abastecimento interno, afirma Miguel Daoud | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Governo precisa de planejamento para garantir abastecimento interno, afirma Miguel Daoud

Segundo o comentarista, medidas preventivas são importantes para evitar falta de produto e preços mais altos, como aconteceu com o arroz

Nesta segunda-feira, 26, a ministra da Agricultura Tereza Cristina, disse que o acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser concluído. A parceria que pode favorecer as exportações brasileiras é vista com bons olhos pelo comentarista do Canal Rural Miguel Daoud. Por outro lado, ele aponta que o governo brasileiro também precisa pensar em ações para garantir o abastecimento de alimentos a nível interno.

“Temos uma série de fatores a nível interno que impactam o agro. Com a desvalorização do real, os nossos produtos ficaram mais baratos lá fora. Além disso, os custos subiram muito e estão comprometendo a agropecuária. O que precisamos nesse momento é de planejamento, pois precisamos saber para onde vamos”, destaca o comentarista.

Na avaliação de Miguel Daoud, o governo precisa pensar de maneira estratégia, e atender aos setores mais necessitados. Como exemplo, ele cita as importações recém liberadas pelo governo. “Os produtores já vinham alertando sobre a disponibilidade do produto e sobre a alta dos preços. Muitos deles preferiram importar para compensar os prejuízos que tiveram”.

Abastecimento de milho

A garantia de abastecimento no mercado interno também é uma reivindicação de Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Na avaliação dele, a simplificação de tributos é importante para garantir a oferta de milho no país.  “Se o governo não quer inflação de alimentos, precisa fazer o milho girar. Tenho certeza que o governo vai trabalhar para esse milho voltar ao mercado. Nós queremos estabilidade para o produtor de milho e para  o produtor de carne, sem especulação”, ressalta

Sair da versão mobile