Acordos firmados na Expointer vão promover eficiência energética no campo | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Acordos firmados na Expointer vão promover eficiência energética no campo

Conhecimento sobre as carências dos agricultores familiares contribuirá para que soluções possam ser aplicadas, diz secretário

Fonte: Itamar Pelizzaro/SDR

O desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para suprir as necessidades energéticas e estimular o uso de biodigestores nas propriedades da agricultura familiar no Rio Grande do Sul motivou a assinatura de dois termos de cooperação pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR).

Um deles envolve o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Educacionais e Culturais (Instituto Liberato), ligado à Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, escola de educação profissional de nível técnico de Novo Hamburgo. O segundo acordo foi firmado com a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar Ltda. (Coohaf) e prevê também apoio a projetos para melhoria de habitações rurais.

As assinaturas ocorreram nesta quinta, dia 3, na Casa do Senar-RS na Expointer. O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, lembrou que há uma série de alternativas para geração de energia no meio rural e que o acordo com o Instituto Liberato permitirá ampliar o conhecimento sobre as carências dos agricultores familiares e encontrar soluções que possam ser aplicadas. Minetto ressaltou que o trabalho com o Instituto envolve ainda as secretarias da Educação e de Minas e Energia.

– Temos aqui uma demonstração da transversalidade e integração do governo do Estado – assinalou.

O diretor-presidente do Instituto Liberato, Sérgio Souza Dias, disse que o mapeamento das propriedades rurais servirá para a adoção de políticas públicas da SDR.

– Vamos avaliar todas as pequenas propriedades do Rio Grande do Sul para conhecer suas demandas e propor soluções para suas necessidades energéticas – resumiu.

Disseminação de biodigestores

No mesmo ato, a SDR assinou termo de cooperação com a Coohaf para apoiar a disseminação da utilização de biodigestores e projetos que melhorem as condições de habitação no meio rural. O documento foi celebrado entre Minetto e o presidente da Coohaf, Juarez da Rosa Cândido.

Sair da versão mobile