Audiência Pública do Senado vai debater a cadeia do leite na Unijuí

O evento é amanhã, dia 10, às 14h, no Salão de Atos da Universidade

Fonte: Divulgação/Canal Rural

Os produtores de leite gaúchos poderão discutir e reivindicar melhorias para o setor em uma audiência pública do Senado Federal, que acontece amanhã, dia 10, em Ijuí, noroeste do estado. O tema é “Mercados e perspectivas para o futuro da produção leiteira no Brasil”. O encontro é promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), presidida pela senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP-RS).

O debate será no Salão de Atos e terá transmissão da TV Senado. Devem estar presentes representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa, da Secretária de Agricultura do RS, da Assembleia Legislativa, da Emater, do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), da Farsul, da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul, (Sindilat-RS), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, também vai participar do debate.

O Rio Grande do Sul tem 130 mil produtores de leite, em praticamente 90% do território do estado. São quase 500 municípios com produção de leiteira. 

– Que eu diria que é uma produção familiar. Existe a produção industrial em escala, mas é uma produção que dá uma renda média para o produtor, com a sua vaquinha de leite, já buscando genética melhorada de gado holandês, gado jersey. Toda a produção leiteira do nosso Estado está se qualificando pela qualidade da alimentação e o controle – diz a senadora Ana Amélia.

Ela também destaca os problemas que a cadeia do leite enfrenta nos últimos anos. 

– Tivemos problemas, sim, agora, de fraudes no leite, mas essa audiência pública servirá exatamente para separar o joio do trigo, porque os produtores honestos, que trabalham com dignidade e com respeito ao consumidor, sabem que é preciso respeitar a sua família, a sua produção, a qualidade e o criatório dos seus animais, mas que é preciso também pensar sempre e com muita responsabilidade nos consumidores – complementa.

O coordenador geral do programa Rede Leite da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, salienta também que o debate é fundamental para a melhoria da cadeia leiteira. 

– Essa audiência é mais um momento importante de reflexões e debate sobre a cadeia do leite, a situação de grandes transformações que estamos vivenciando e estão afetando os produtores. É de suma importância esse debate para gerar subsídio às políticas públicas, que possam contribuir para a cadeia e a questão das famílias que produzem leite – complementa.