Com menor oferta de leite, preço pago ao produtor sobe 14,3% em maio, diz Cepea

Baixo volume do produto estimula competição entre indústrias, mas pecuaristas continuam desestimulados pelos altos custos

Fonte: Pixabay

A redução da oferta elevou a média do preço do leite recebido pelos produtores em 14,3% em maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. O valor, que pondera o volume captado nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, sem frete e sem imposto, ficou em R$ 1,1571 por litro neste mês. 

De acordo com o Cepea, a baixa oferta de leite continua aumentando a competição entre as indústrias pelo produto, e essa tendência deve se manter nos próximos meses. Cerca de 70% dos agentes entrevistados pelo Cepea acreditam em nova alta nos preços do leite. Nenhum dos colaboradores consultados estima queda de preços em junho. 

Apesar deste cenário altista, os elevados custos de produção, geadas no Sul do país e a tendência de migração de produtores de leite para o corte continuam desestimulando a produção, afirmam os pesquisadores.    
Sobre a oferta, o Índice de Captação de Leite do Cepea (Icap-L/Cepea) teve queda de 3,38% em abril na média Brasil. Para os próximos meses, a captação deve começar a se recuperar no Sul do país, por causa da oferta de forragens de inverno, diz o Cepea.

No mercado atacadista de derivados do estado de São Paulo, os preços continuam registrando altas quase que diárias, puxadas pela diminuição da oferta e pela melhora da demanda comparativamente aos meses anteriores. A média de maio do leite UHT está em R$ 2,9250 por litro, 6,88% superior em relação a abril.