Conseleite orienta redução de 10% na produção do RS

A decisão acontece devido à falta de reação do mercado interno; depois de registrar alta em novembro, preço do produto voltou a cair 

Fonte: Pixabay/divulgação

O Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite-RS) decidiu, em reunião nesta terça-feira, dia 19, orientar os produtores rurais a reduzirem 10% a produção de leite no Rio Grande do Sul.

Segundo a entidade, essa decisão acontece devido à falta de reação do mercado nacional do produto, que opera a preços muito abaixo do razoável, inviabilizando a atividade de produtores e indústrias. “É consenso que a situação está péssima para o setor, tanto para a indústria quanto para o produtor”, pontuou o presidente do Conseleite, Alexandre Guerra.

A orientação foi dada na mesma reunião em que o Conseleite anunciou projeção de queda no valor de referência para dezembro. Depois de registrar aumento em novembro como reflexo da suspensão das importações de leite do Uruguai, o projetado para dezembro é de R$ 0,8369 – 3,83% abaixo do consolidado de novembro (R$ 0,8702).

Segundo Guerra, o resultado reflete o período de festas de fim de ano, quando o consumo de lácteos também enfrenta retração. Contudo, neste ano, a queda agrava-se devido à crise generalizada do setor e à decisão do governo de reabrir o mercado para os produtos uruguaios sem o sistema de cotas para leite em pó e queijos.

Segundo o professor da Universidade de Passo Fundo, Marco Antonio Montoya, a queda do valor de referência foi puxada pelo leite UHT (-6,51%) e em pó (-2,31%), os dois itens mais importante na composição do mix das indústrias gaúchas.  

Novo Parâmetro

No encontro, também foram aprovados novos parâmetros de cálculo para o valor de referência do leite. A atualização, que demandou dois anos de pesquisa por parte da Câmara Técnica do Conseleite (Camatec), se fez necessária em função de mudanças tecnológicas e revisão de custos de produção na indústria e nos tambos.

Segundo Montoya, o novo levantamento atualiza parâmetros de 2005 para base 2016 e traz mudança substancial de rendimento na indústria e na participação da matéria prima (leite) em cada derivado produzido no estado.

Representantes dos laticínios e dos produtores decidiram que os novos padrões entrarão em vigor em janeiro de 2018, colocando o valor de referência do Rio Grande do Sul mais alinhado com o dos estados de Santa Catarina e Paraná, que já implementaram os ajustes.