Imea aponta rematada na captação de leite em MT

Preços subiram e índice registrou o quarto aumento consecutivo na produção do estado

A captação de leite no Estado de Mato Grosso ficou praticamente estável em janeiro, com avanço mensal de apenas 0,35%. Porém, é o quarto aumento consecutivo na produção, segundo índice de capatação do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, o que denota uma oferta firme no mercado lácteo mato-grossense.

Tal cenário é confirmado pelo emprego da capacidade total das indústrias laticinistas no estado, que apresentaram 61,3% de utilização em janeiro de 2017, valor 8,6% acima da média de 2016.

No entanto, vale a ressalva de que, mesmo neste cenário de aumentos na produção de leite verificado nos últimos meses, a captação atual encontra-se significativamente abaixo do registrado em janeiro de 15 (12,3%.), indicando que a retomada da produção está sendo de forma lenta e gradual.

O preço pago ao produtor valorizou 5,05%, sinalizando que há uma boa demanda pela matéria-prima.

Na outra ponta

Dados do Imea apontam que  90% dos laticínios fabricam o queijo tipo muçarela, sendo a comercialização deste uma das principais fontes de receita das indústrias. Com isso, geralmente, o preço do leite pago ao produtor segue a mesma tendência do preço da muçarela, o que não ocorreu em janeiro .

O preço do leite subiu acima de 5%, enquanto o dos demais elos caíram. Segundo o Imea, a  demanda aquecida da indústria pela matéria-prima possibilitou reajuste positivo no preço do leite, o que é atípico num mês de safra.