Megaleite começa nesta terça em Minas Gerais

Evento contará em sua programação com as principais exposições das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey e Pardo-Suíço

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

A abertura oficial da 13ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite – Megaleite, será nesta terça, dia 21, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento contará em sua programação com as principais exposições das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey e Pardo-Suíço. No total, 1.400 animais participarão das competições da 13ª Megaleite.

De olho na genética leiteira selecionada no Brasil, criadores de vários países devem participar da Megaleite. As delegações estrangeiras terão uma reunião com a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando no dia 24 de junho, na Casa do Criador, para definir ações conjuntas para consolidação da raça na América Latina e em outros países. A Girolando já firmou termo de cooperação técnica com associações de criadores de diversos países na área de melhoramento genético e registro e outros acordos devem ser definidos ainda este ano.

Competições

A Megaleite terá em sua programação oito leilões, agendados para o período de 20 a 25 de junho. Já as competições de animais serão a partir do dia 20 de junho, com as fêmeas

Concurso Queijo

Produtores de queijo de sete regiões mineiras disputarão no dia 23 de junho o 9º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. O coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, Marcello Cembranelli, será um dos juízes de avaliação de qualidade dos queijos.

Estarão concorrendo produtores das regiões Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. A competição será no estande do Governo de Minas, no interior do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). A solenidade de premiação dos vencedores acontecerá às 16h30 e contará com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, do presidente da Emater-MG, Glenio Martins de Lima Mariano.