Queijo do futuro é encontrado entre produtos apreendidos em laticínio de Três de Maio

Queijo com data de fabricação de 19 de junho foi apreendido no Laticínio Progresso, de Três de Maio, três dias antes, em 16 de junhoO Ministério Público localizou uma peça de queijo do tipo prato lanche com data de fabricação em 19 de junho de 2015. O detalhe é que o queijo foi apreendido no Laticínio Progresso de Três de Maio na última terça, dia 16, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão da Operação Queijo Compen$ado I.

De acordo com o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, o flagrante é uma comprovação das irregularidades que vinham sendo cometidas pelo laticínio, em prejuízo aos consumidores.

– Antes já havíamos flagrado a carne do futuro. Agora é a vez do queijo do futuro – destaca.

No dia 16, as Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor deflagaram a primeira fase da operação no estado. O Laticínios Progresso é suspeito de adicionar cloreto de sódioamido e outros produtos para mascarar a adição de água no queijo e, ainda, emitir notas fiscais falsas. A operação ainda aponta a compra de leite cru rejeitado pelas indústrias.

A operação identificou que a empresa possui um programa para confeccionar notas falsas para levar as cargas de aproximadamente 30 toneladas de queijo pronto para Ivoti. A suspeita é que ocorra sonegação de impostos, já que o laticínio, segundo as investigações, tem lucro mensal de R$ 1 milhão, mas declara ao fisco apenas R$ 50 mil.

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão nos municípios de Ivoti e Três de Maio. O prefeito do município de Três de Maio (RS), Olívio José Casali, informou que afastou do cargo o secretário deAgricultura e Meio Ambiente da cidade, Valdir Ortiz, acusado de participar do esquema de adulteração.

Participam da operação a Receita Estadual do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).