Recuperação de preços internacionais dos lácteos vai demorar

A expectativa do banco é de que a disponibilidade global de laticínios diminua a partir do primeiro semestreOs preços de lácteos apresentaram sinais de alta nas últimas semanas, mas ainda estão em patamares baixos, avaliou o Rabobank.

Em nota, o banco alerta que o menor fluxo de leite da Nova Zelândia foi o principal fator a impulsionar a valorização recente da commodity. Entretanto, “uma recuperação mais robusta no mercado global de lácteos ainda deve demorar alguns meses”.

O Rabobank aponta também que a China reduziu sua participação no mercado, uma vez que passa por um momento de menor crescimento da demanda e melhora na oferta local de leite. Conforme o banco, os níveis de consumo de leite após o período de festividades do Ano Novo Lunar serão importantes.

– Com os preços menores no varejo, as vendas serão um forte indicador da demanda no mercado chinês em 2015 – diz o banco, em nota.

Em dezembro, o Rabobank afirmou que a tendência é de que as cotações se estabilizem e voltem a subir em 2015 de maneira gradativa. A expectativa do banco é de que a disponibilidade global de laticínios diminua a partir do primeiro semestre de 2015, com menor produção na UE e perspectiva de incremento de consumo nos EUA.