Apesar do clima desfavorável em alguns estados, colheita avança | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Apesar do clima desfavorável em alguns estados, colheita avança

Apenas Santa Catarina ainda não iniciou a colheita da oleaginosa. Mato Grosso segue como o mais adiantado

Daniel Popov, de São Paulo
A colheita brasileira de soja segue em ritmo bem acelerado no país e atingiu um total de quase 25%, das 33,7 milhões de hectares cultivados, até o dia 17 de fevereiro. A média para o período é de apenas 17% e no ano passado foi de 24%. O levantamento foi realizado pela consultoria Safras & Mercado.

Como não poderia ser diferente, Mato Grosso é o estado que está mais avançado, com 52% dos 9,2 milhões de hectares semeados nesta temporada. Velocidade superior aos 38% do ano passado e dos 29% da média histórica. A razão para isso continua sendo a necessidade de acelerar o passo para retirar a soja antes que as chuvas retornem. Ou seja, a cada abertura de sol, os produtores correm para o campo para colher.

Goiás aparece logo na sequencia, também em velocidade muito além do normal, com 45% dos 3,2 milhões de hectares estimados. Na média histórica os goianos retiram do campo apenas 20% da safra, e no ano passado colheram no mesmo período 25%.

personagem soja

São Paulo acelerou o passo e tomou a terceira posição entre os que mais colheram, com 20% dos 900 mil hectares cultivados. Na média história os paulistas colhem 8% e no ano passado já colhiam mais que o normal com 15%.

O Mato Grosso do Sul e o Paraná vem depois com 19% e 18% respectivamente. No MS foram cultivados 2,5 milhões de hectares nesta temporada e o ritmo médio da colheita está mais lenta que em outros anos, a média histórica é de 24%. No Paraná o mesmo acontece, a média para o período é quase 23%, e no ano passado foi 45%.

Depois vem Minas Gerais, com 12% dos 1,4 milhão de hectares semeados nesta temporada. O estado ainda segue adiantado frente a média histórica de 8,8% e também do ano passado com 10%.

O Rio Grande do Sul, que normalmente ainda não teria iniciado os trabalhos, desta vez se adiantou e chegou a 2% da área de 5,5 milhões de hectares colhido.

A Bahia abriu os trabalhos e colheu apenas 1% dos 1,6 milhão de hectares cultivados em 2016/2017. O ritmo até é parecido com a média, mas está abaixo do ritmo registrado no ano passado que era de 5%.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile