Votação que regulamenta produção agro em terras indígenas é adiada Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Votação de proposta que regulamenta produção agropecuária em terras indígenas é adiada

A PEC autoriza as comunidades indígenas a “praticar os atos necessários” para atividades agropecuárias em suas terras e comercialização da produção

Foto: Pedro Silvestre

Um acordo entre líderes partidários adiou para a próxima terça-feira, 27, a votação, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da proposta sobre atividades agropecuárias e florestais em terras indígenas (PEC 187/16). Não haverá obstrução, mas foi estabelecido um roteiro de trabalho que garanta o amplo debate.

A PEC autoriza as comunidades indígenas a “praticar os atos necessários” para atividades agropecuárias e florestais em suas terras e comercialização da produção. Cabe à CCJ decidir se a proposta cumpre os requisitos constitucionais e pode, assim, ser admitida para análise por comissão especial.

O acordo foi anunciado pelo presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), na sessão do Plenário desta quarta-feira. A oposição promoveu obstrução para que o andamento dos trabalhos no Plenário impedisse a retomada da reunião da CCJ.

Francischini explicou ainda que não será discutida a PEC 343/17, do ex-deputado Nelson Padovani, que tramita em conjunto. Ela prevê parcerias da Fundação Nacional do Índio (Funai) com terceiros para exploração do potencial agropecuário, hídrico e mineral de até 50% das terras indígenas. A proposta será desapensada, ou seja, deixará de tramitar em conjunto com a PEC 187/16.

 

Sair da versão mobile