Lagoa da água 'milagrosa' atrai turistas em Mato Grosso | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lagoa da água 'milagrosa' atrai turistas em Mato Grosso

De profundidade desconhecida, a gruta carrega a fama de curar doenças e encanta pela sua beleza natural

Fonte: Pedro Silvestre/Canal Rural(MT)

Em Mato Grosso, uma gruta misteriosa tem despertado o interesse de pesquisadores e turistas e pode ser um destino imperdível para quem quer paz e tranquilidade durante o Carnaval. A lagoa, conhecida pela suposta água milagrosa, fica a poucos quilômetros do centro de Cáceres e desperta o interesse de pesquisadores e turistas, já que é totalmente preservado e oferece uma estadia bem tranquila para quem quer fugir da correria do cotidiano.

O canto de aves características da região é responsável pela recepção na pousada que recebe os turistas no local. No local também é possível ver bois, vacas, ovelhas e cavalos, que atraem quem se identifica com o ambiente rural, como revela Marcelo Castrillon Cebalho, um dos proprietários da hospedagem.

“O pessoal gosta muito de andar de cavalo, tratar o gado. Eles acham muito interessante o manuseio com os animais, principalmente quem vem mora nos grandes centros”, disse.

O pai de Marcelo, Lauriano Cebalho, lembra de como surgiu a ideia de explorar o turismo na cidade. A tradição da família na cidade vem de longa data e se mistura com a história da própria Cáceres. “Os pais do meu sogro, que eram imigrantes espanhóis, vieram para Cáceres e ajudaram na fundação da cidade. Há quarenta anos, o meu sogro assumiu as terras da família e quando ele morreu, em 1988, a minha sogra dividiu as terras em quatro herdeiros e nós ficamos com essa parte do fundo, onde existe a gruta.”

A propriedade fica localizada em um lugar cercado de rochas e árvores nativas típicas do cerrado, em uma área de 405 hectares totalmente preservada. “É um corredor ecológico, pois temos uma estação ecológica da Serra das Araras, que é uma entidade federal onde muitos organismos são preservados. Essa é uma área que tem que ser preservada e que tem um papel muito importante no meio ambiente local”, disse o biólogo Claumir Cesar Muniz, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

No meio dessa paisagem rural, existe uma gruta de reconhecimento centenário e que é rodeada de mistérios e histórias. “É uma gruta com 200 metros de altura e 140 metros de diâmetro. No entanto, ainda não sabemos ao certo a profundidade dela, já que os mergulhadores não conseguiram passar dos 183 metros. Esse é um mistério que ninguém conseguiu desvendar”, disse Lauriano Cebalho.

Segundo o proprietário da pousada, existem muitas histórias sobre a formação da gruta. “Dizem que a formação foi feita por uma queda de meteoro, mas outras pessoas dizem que surgiu na formação da Terra. Os ufólogos, no entanto, acreditam que aqui é uma passagem de extraterrestres para outra dimensão e esse seria o motivo para não acharmos a profundidade dela.”

Água milagrosa

Com o passar do tempo, as águas da gruta também ganharam fama de serem milagrosas. O motorista José Alves Neto nos conta como as propriedades medicinais invadiram o imaginário popular da cidade. “O que a gente ouve na cidade aí é que essa água cura doença de pele, o câncer, problemas de rins, fígado e tudo o que é problema que a pessoa tem no corpo. Ela é chamada de água milagrosa”, disse.

Segundo o biólogo Claumir Cesar Muniz, há estudos que comprovam a existências de novas espécies no local. “Nós já temos catalogados espécie de novas abelhas sem ferrão, característica dessa região, além de novas espécies de peixes, já que é um ambiente isolado, que não tem ligação com outro corpo de água, o que favorece o surgimento de uma espécie nova ”, falou.

Hospedagem

O serviço de hospedagem da propriedade é limitado e, por isso, é necessário fazer agendamento. No pacote estão incluídas as refeições com cardápios regionais e o banho de piscina. Lauriano acompanha de perto cada grupo que vai até a gruta e, quem conhece o local, segundo ele, fica maravilhado.

Serviço

Para saber mais informações sobre a região da gruta, entre em contato com a Secretaria de Turismo de Cáceres ou com a própria pousada.

Dolina Água Milagrosa
Telefone: (65) 99902 8010

Secretaria de Turismo de Cáceres:Telefones
(65) 3222-3455
(65) 3222-3499
E-mail: sicmatur@caceres.mt.gov.br
sematur.cac.mt@gmail.com

Sair da versão mobile