NA PAUTA

Comissão da Câmara debate impactos da importação de leite no setor nacional

A audiência busca reunir especialistas para debater medidas que possam ser adotadas para enfrentar os desafios na produção de leite

Comissão da Câmara debate impactos da importação de leite no setor nacional

Nesta quinta-feira (19), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados se reúne para discutir os impactos da importação de laticínios de países do Mercosul na produção nacional de leite. A audiência, marcada para as 9h30 no plenário 3, atende ao pedido da deputada Ana Paula Leão (PP-MG), que expressou preocupações sobre os desafios enfrentados pelos produtores de leite no Brasil.

Ana Paula Leão destaca a falta de políticas públicas efetivas para o fomento à atividade leiteira no país. Segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), as importações de leite em pó aumentaram significativamente, registrando um aumento de 268% de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. Mais de 90% desse volume tem origem na Argentina e no Uruguai, membros do Mercosul.

A deputada ressalta que a Argentina, em particular, tem aplicado subsídios diretos à produção leiteira, contribuindo para cerca de 52% do volume total importado pelo Brasil. Esses subsídios, segundo Ana Paula, geram desigualdades significativas entre o produto importado e o nacional, resultando na redução dos preços pagos aos pecuaristas, desestímulo à produção e agravamento do êxodo rural.

“A situação chegou a um ponto crítico em que o setor leiteiro nacional não suporta mais. É imperativo discutir soluções para proteger nossos produtores e garantir a sustentabilidade dessa importante atividade econômica no Brasil”, alerta a deputada.

A audiência busca reunir especialistas e representantes do setor para debater estratégias e possíveis medidas que possam ser adotadas para enfrentar os desafios atuais no segmento de produção de leite.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.