Eleições

Luiz Carlos Heinze promete instalar açudes contra a estiagem no RS

Candidato do PP ao governo gaúcho fala de suas ideias para o agronegócio em entrevista ao Canal Rural

Deputado federal por cinco mandatos e senador desde 2019, o engenheiro agrônomo e produtor rural Luiz Carlos Heinze almeja se eleger governador do Rio Grande do Sul neste ano. Com esse intuito, ele que representa o Partido Progressistas (PP) na disputa pelo comando do Palácio Piratini, ele expõe suas ideias para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho.

Uma das promessas de Heinze, em caso de êxito na eleição de outubro, é o de se instalar açudes em pontos estratégicos do estado, que tem sofrido com temporadas de estiagem — o que prejudica o trabalho rural. Trabalho que, conforme ressaltou em entrevista ao Canal Rural, deverá ser implementado, inclusive, em áreas de preservação permanente (APP).

De acordo com ele, esse tipo de ação não vai contra a preservação do meio ambiente. “São duas coisas: são os açudes nas APPs, que já implementamos esse processo e iremos continuar, e, agora, também a preservação das vertentes dentro das propriedades rurais”, afirmou o candidato durante a conversa com o jornalista e apresentador Antônio Pétrin. Para isso, ele espera contar com parceiros da iniciativa privada.

“Alguns produtores que possam pagar… pagarão. E quem não puder pagar essa recuperação… fará com recursos que a iniciativa privada, capital brasileiro ou estrangeiro, possa fazer o que já está sendo feito em Minas Gerais”, afirmou o político do PP.

Luiz Carlos Heinze: agroindústria

Em relação a outras propostas para o agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Heinze reforçou o interesse em promover a agroindústria, principalmente na “metade sul” do estado. Na entrevista ao Canal Rural, ele falou do plano de fazer com que o poder Executivo compre alimentos de pequenos agricultores para distribuir como merenda escolar.

Eleições 2022: entrevistas

eleições 2022 - logo
Foto: Canal Rural/reprodução

No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Pará e Paraná. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.

Para o governo do Rio Grande do Sul, foram convidados os quatro primeiros colocados no levantamento do Ipec realizado de 30 de agosto a 1º de setembro e que entrevistou 1.200 eleitores gaúchos. Dessa forma, foram convidados: Eduardo Leite (PSDB), Onyx Lorenzoni (PL), Edegar Pretto (PT) e Luiz Carlos Heinze (PP).